Dicas de HQ's #1

Ultimamente tenho me interessado muito por HQ's, tenho buscado muito sobre o assunto e comprando algumas (dinheiro curto e hq's caras!). Vim aqui para falar um pouco das HQ's que estou lendo, e as que vou ler em breve. Neste post vou falar de Sandman, Preacher e Hellblazer.

   Sandman é uma das HQ's mais conceituadas das últimas duas décadas, seu período de publicação foi entre 1988 e 1996, pelo selo adulto da DC Comics, Vertigo e desde então é um fenômeno da cultura pop. Esse é o trabalho mais conhecido de Neil Gaiman, dentre outros estão os romances: Stardust, Coraline, Deuses Americanos, Livro do Cemitério e Lugar Nenhum (já li o último que é muito bom, e estou querendo todos os outros! rs)
   A editora Panini começou a lançar a versão de luxo (Absolute) no Brasil à alguns anos, mas interrompeu a série no segundo volume, e o primeiro volume à tempos estava esgotado. No meio deste ano, a editora anunciou o relançamento do primeiro volume e a continuação da série, que agora já está no terceiro volume de cinco. Já comprei até o volume dois, com medo que esgote novamente.



   A série conta a história de Morfeus, um dos Perpétuos — criaturas análogas aos deuses, mas ainda maiores — responsável pelo Mundo dos Sonhos. Basicamente ele controla e tem acesso a todos os sonhos da humanidade e de todas as criaturas capazes de sonhar, sendo o senhor do Mundo dos Sonhos, a terra aonde vamos em nossas horas de sono.



   Preacher também é uma série bem famosa, publicada também pela Vertigo. A série começou a ser publicada em meados dos anos 1990 e teve 75 edições no total, e tudo foi reunido em nove encadernados. No Brasil, a série sempre foi muito mal cuidada, desde os anos 90 passou pelas mãos da Devir, Pixel e finalmente, Panini. Nenhuma delas resolveu começar a série do início, e começaram do momento aonde a editora anterior parou. Até a Panini, a alguns meses atrás anunciar que iria relançar toda a série, com previsão de dois à três volumes por ano. A série é mais voltada para o público adulto e tem muita violência.
A jornada do reverendo Jesse Custer para acertar as contas com Deus começa aqui. Ao ministrar um sermão após um episódio polêmico em sua comunidade (envolvendo Jesse, um bar e muito uísque), o pastor foi protagonista de um acontecimento religioso de primeira grandeza e teve contato imediato com Gênesis, uma entidade meio anjo, meio demônio, cuja natureza jogou Jesse em uma cruzada moderna.
Amalgamado com a criatura, Jesse Custer ganhou uma linha direta com os mistérios da Criação e seus principais personagens. E, dentre todos estes, nenhum é mais importante do que Deus.
   Muitos já devem ter ouvido falar de Constantine, mais pelo filme de 2005 do que pela HQ. Admito que quando assisti ao filme, na época do lançamento, eu gostei muito. Mas recentemente descobri que era baseado numa HQ, e já comprei o Hellblazer: Origens depois de vasculhar muito a internet. E,definitivamente é bem melhor que o filme!
   A primeira vez que John Constantine apareceu numa HQ, foi como personagem coadjuvante em Monstro do Pântano #37 (de Alan Moore), que foi publicado em 1985 lá fora. A idéia de criar o personagem foi de Steve Bissette e John Totleben, que queriam um figurante que se parecesse com o cantor Sting (haha!). O personagem foi criado por Moore. E um ano após aparecer em Monstro do Pântano, John Constantine ganhou sua própria HQ, Hellblazer. Constantine é um exorcista-mago inglês um tanto quanto arrogante. Sua marca nos quadrinhos são o fato de ser inglês, loiro e usar a capa bege, tudo que foi ignorado quando passaram a história para as telonas. Se você gostou do filme, com certeza irá gostar da HQ!


Como um dos poucos magos que compreendem tanto as possibilidades quanto os riscos de sua arte, o nativo de Liverpool John Constantine conseguiu não se deixar perder nas artes negras, mas não foi capaz de evitar completamente suas garras sedutoras. Infelizmente, enquanto John sabe o verdadeiro preço da magia, o mundo está cheio de amadores dispostos a entregar suas almas por um gostinho de poder mágico. E, para o bem ou para o mal, todo o conhecimento arduamente adquirido ao longo dos anos garante que John esteja no meio de qualquer confusão que possa surgir…


0 comentários:

Postar um comentário