Resenha: A Menina Que Roubava Livros


"A trajetória de Liesel Meminger é contada por uma narradora mórbida, surpreendentemente simpática. Ao perceber que a pequena ladra de livros lhe escapa, a Morte afeiçoa-se à menina e rastreia suas pegadas de 1939 a 1943. Traços de uma sobrevivente: a mãe comunista, perseguida pelo nazismo, envia Liesel e o irmão para o subúrbio pobre de uma cidade alemã, onde um casal se dispõe a adotá-los por dinheiro. O garoto morre no trajeto e é enterrado por um coveiro que deixa cair um livro na neve. É o primeiro de uma série que a menina vai surrupiar ao longo dos anos. O único vínculo com a família é esta obra, que ela ainda não sabe ler.

   Liesel Meminger é uma menina de nove anos. Ela é a menina que roubava livros. E para uma história que se passa na Alemanha Nazista, nada mais coerente que a morte ser a narradora. A morte conhece Liesel Meminger em um trem, quando foi buscar Werner, seis anos, irmão de Liesel que está com ela e com a mãe neste trem, indo para a cidade de Molching. E a morte de alguma forma, se apega à ela. Liesel e a morte se encontram várias vezes ao longo de sua vida.
   No enterro do irmão, Liesel rouba seu primeiro livro, de um coveiro descuidado que o deixa cair na neve. Detalhe: Liesel não sabe ler. Ela segue para seu lar adotivo, aonde estava indo com seu irmão e conhece seus novos pais, Hans e Rosa Hubermann, que moram na Rua Himmel, 33. Para uma garota de nove anos, que acabou de perder o irmão e teve que se despedir da mãe, para viver com completos desconhecidos e que não tem idéia do que está acontecendo, podemos dizer que isso não foi a coisa mais simples do mundo.
   Mas mesmo assim Liesel se adapta à sua nova casa, e sua vizinhança, joga futebol com os garotos da rua, aonde conhece Rudy Steiner, seu vizinho, um fã de Jesse Owens, que se torna seu melhor amigo e o namorado que ela nunca teve. Frequenta a escola, aonde é colocada com as crianças menores por não saber ler. Ainda ajuda a mãe à entregar e pegar as roupas que e a segunda lava para fora. Conhece personagens como a reclusa esposa do prefeito, Ilsa Hermann, que também se tornaria uma grande amiga, Frau Holtzapfel, a vizinha-inimiga de Rosa, Tommy Müller, o menino com problemas auditivos, e, 'Frau' Diller, a dona da loja de doces e também a maior apoiadora de Hitler na Rua Himmel.
"Que tal um beijo, Saumensch?"
"Um dia, Liesel, você vai morrer de vontade de me beijar."
   Liesel tem pesadelos frequentes, e nesses momentos Hans sempre está lá por ela, o que aproxima bastante os dois. Ao perceber que Liesel não sabe ler, Hans a ensina todas as noites, no porão. Rosa é uma boa mãe, apesar de seus modos meio estranhos e seu jeito exagerado (Saukerl!). Hans é um pintor desempregado, pois não entrou para o partido, e é meio que rejeitado por isso. O motivo de ele não ter entrado para o partido: ele não era cruel com judeus.
   Ao longo dos quatro anos que passa na casa dos Hubermann, Liesel, que se refugia em seus livros, aos poucos vai descobrindo o que se passa, porque sua mãe a abandonou. Ela escreveu várias cartas para a mãe, mas nunca obteve nenhuma resposta.
   Rudy, seu melhor amigo, é conhecido na rua como "Jesse Owens", quando após o episódio Hitler vs Owens nas Olimpíadas de 1936, Rudy Steiner, se pintou com carvão e saiu correndo por toda a rua, todo orgulhoso. Depois disso, vemos uma das passagens que mais gostei no livro, aonde Alex Steiner, pai de Rudy, tenta lhe explicar os motivos pelo qual ele não poderia fazer isso, por mais que não fosse explicado de um moto direto, e por mais que ele não concordasse.
"Em algum lugar, bem no fundo, havia uma comichão em seu peito, mas ele fazia questão de não coçar. Tinha medo do que pudesse vazar dela."
   As coisas ficam mais perigosas quando os Hubermann acolhem um homem, Max Vanderburg, que bate à porta tarde da noite, um judeu. Max passa a viver no porão da casa dos Hubermann. E aos poucos Liesel vai se aproximando de Max, o alemão judeu, recluso no porão da Rua Himmel 33.

edit - a minha opinião:
   Gostei muito do livro, nunca tinha lido nada que retratasse a época do nazismo e nem um livro tão dramático. Torci pela Liesel, por Hans, que é um personagem muito carísmático e impossível de não se gostar, e também por Max, e para que Rudy conseguisse o tão sonhado beijo que sonhava de Liesel. Já coloquei na minha wishlist outro livro do autor, Markus Zusak, Eu Sou o Mensageiro e também O Menino do Pijama Listrado de John Boyne.

7 comentários:

  1. Olá!! Eu amo esse livro tanto que acabei comprando, esse é o tipo de livro que merece ser relido...
    Ótima resenha!
    Tô seguindo...
    http://mariliatasso.blogspot.com.br/
    curta a page lá.
    bjoss

    ResponderExcluir
  2. Boa noite Mayara,

    Gostei muito do seu blog e já estou seguindo, sou suspeito para falar desse livro e do seu autor, li e resenhei esse livro no blog, gostei demais, parabéns pela a sua resenha e obrigado por seguir o blog.

    Tem mais cinco promoções acontecendo no blog, participe...abçs.

    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Mayara! Vim dar uma conferida aqui no seu blog, ^^. Dei uma olhada nas resenhas da primeira página, e achei todas muito interessantes. Só tenho uma ressalva, e é em relação à esta resenha aqui: Seu texto contextualizou muito bem a história, e realmente me deixou com vontade de ler... Mas, ao contrário das outras resenhas que eu vi por aqui, ele não expressou a sua opinião. Eu acho que a função de uma resenha é, mais do que informar o leitor sobre a trama do livro, transmitir o parecer crítico do resenhista: se você gostou do livro ou não, quais partes você achou melhores ou piores, o porquê de você pensar assim...Enfim, a sua opinião geral sobre o texto. Quando eu procuro uma resenha para ler, tenho a intenção de comparar a opinião do(a) resenhista com as minhas próprias opiniões e gostos pessoais, e a partir daí concluir se devo ou não ler o livro. Afinal, quantos livros ruins você já encontrou com sinopses legais? Vários, não é mesmo? Portanto, faça como na letra daquela música velha e não se reprima! xD. Pode ter certeza que seus leitores(as) querem saber o que você pensa,^^. No mais, gostei muito dos seus textos, e pretendo continuar acompanhando seu blog, mesmo que seus gostos literários sejam um pouco diferentes dos meus (o que de certo modo é bom, porque vai me fazer conhecer um pouco mais sobre livros para os quais eu normalmente não daria atenção, hehe). Bjos e tudo de bom! =D

    ResponderExcluir
  4. Realmente, esse livro é maravilhoso.. Nos leva além do que esperamos encontrar em um livro tão lido no mundo, a sensações raras e belíssimas. Meus parabéns pela resenha.

    ResponderExcluir
  5. Oi,
    Tudo bom?
    Adorei seu blog ^^ Já estou seguindo...
    Acredita que nunca li este livro? Muita gente fala dele, e nunca tive a oportunidade...

    Deixo o convite para visitar meu blog que está no comecinho ainda, mas que foi feito com muito carinho. ^^
    Beijinhos...
    Oceano Literário – http://www.oceanoliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Esse livro parece ser realmente incrível! Todos falam tão bem!
    Quanto a Eu Sou O Mensageiro, é incrível! Pode ler que você vai gostar tanto quanto eu gostei. (: Do John Boyne, li O Palácio de Inverno que é maravilhoso também.

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  7. A Menina Que Roubava Livros foi um livro, que para mim que ficou na história haha' sério, eu me apaixonei por cada detalhe do livro!

    Beijos,
    Books Lovely

    ResponderExcluir