As Crônicas de Gelo e Fogo


"Em A guerra dos tronos, o primeiro livro da aclamada série As crônicas de gelo e fogo, George R. R. Martin – considerado o Tolkien americano – cria uma verdadeira obra de arte, trazendo o melhor que o gênero pode oferecer. Uma história de lordes e damas, soldados e mercenários, assassinos e bastardos, que se juntam em um tempo de presságios malignos. Cada um esforçando-se para ganhar este conflito mortal: a guerra dos tronos. Mistério, intriga, romance e aventura encherão as páginas deste livro."


   Bom, acho que hoje todos já ouviram falar de A Guerra dos Tronos, de George R. R. Martin. Seja por assistir a série, que estreou em abril de 2011 pela HBO, e desde então virou um sucesso, ou pelos livros.
    Li o primeiro livro, A Guerra dos Tronos no início de 2011, alguns dias antes da série estrear. (Prefiro imaginar os personagens antes de vê-los caracterizados na tela). Quanto a leitura, achei maravilhosa, não só por ser uma história medieval (que adoro!), mas por todo o enredo, as intrigas, traições, o mistério e claro os personagens. No começo pode ser um pouco confuso, pela quantidade enorme de personagens, principais e secundários, mas aos poucos a gente se acostuma. Depois que você começar a conhecer os personagens, você percebe que têm de desconfiar de todos, a qualquer momento vão fazer algo que você não esperava. O formato do livro é uma coisa a parte, cada capítulo é a visão de um personagem diferente na história, algumas vezes estando cada um a quilômetros do outro e por vezes lado-a-lado. 
     As Crônicas de Gelo e Fogo, falam de um reino fictício, Westeros, dividida em sete reinos, aonde as estações podem durar anos, e o inverno mais rigoroso, pode trazer Os Outros, que vem acompanhados de morte e medo. Enquanto mostra a vida da família de Lorde Eddard Stark, que recebe o convite para ser Mão do Rei, após a morte de Jon Arryn, antigo tutor dele e do Rei Robert Baratheon. Também tem o ponto de vista de Catelyn Stark, Sansa Stark, Arya Star e Bran Stark, sua esposa e seus filhos, respectivamente.
   Outros que tem o ponto de vista abordado são: Tyrion Lannister, o anão, irmão caçula da Rainha Cercei, Jon Snow, filho bastardo de lorde Eddard Stark, também conhecemos Daenerys Targaryen, herdeira legítima do trono de Westeros após seu irmão Viserys Targaryen, ambos vivem exilados a cidade livres de Braavos, após a Rebelião de Robert, que pôs fim a dinastia Targaryen nos sete reinos.
"Quando se joga o jogo dos tronos, ganha-se ou morre. Não existe meio-termo."
   George R. R. Martin ou simplesmente GRRM, norte-americano, 63 anos, é um roteirista e escritor de ficção científica, terror e fantasia americano. Mais conhecido após escrever As Crônicas de Gelo e Fogo, que é publicado nos Estados Unidos desde 1996. É conhecido como o "restaurador da literatura fantástica", já escreveu cinco dos sete livros que planeja para concluir As Crônicas de Gelo e Fogo. O quarto livro, O Festim de Corvos foi lançado em fevereiro de 2012, e o quinto, A Dança dos Dragões, tem lançamento previsto para agosto no Brasil.


   Acima estão as capas dos segundo, terceiro e quarto livro, respectivamente. Para os quatro primeiros romances da saga, a editora fez uso da tradução portuguesa de Jorge Candeias, adaptando termos do português europeu para o português brasileiro; entretanto, a partir do quinto volume, a série começou a ser traduzida pelo Estúdio Sabiá, e também a deixar de aproivetiras as capas francesas (belíssimas por sinal) e criar uma capa exclusiva para o Brasil, e o ilustrador será o mesmo que desenhou as capas francesas, Marc Simonetti.
   No início de março, a Leya divulgou a ilustração de capa do quinto livro:


2 comentários:

  1. Já li e sou fã. O melhor de tudo, é que são livros grandes, ou seja, demorarm pra terminar. Ótima leitura!

    Vi seu link no Skoob e cá estou para dar uma força. Estou seguindo!

    Flavio
    http://www.almanaque-super-moderno.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Eu estou simplesmente apaixonada por esta série! To no final do 2º livro e não cansa, não dá vontade de parar de ler! È ótimo, principalmente pra quem nao tem medo de livros grandes e, neste caso, a recompensa é perfeita!
    bjs

    ResponderExcluir