Resenha: Um Dia

 

"Dexter Mayhew e Emma Morley se conheceram em 1988. Ambos sabem que no dia seguinte, após a formatura na universidade, deverão trilhar caminhos diferentes. Mas, depois de apenas um dia juntos, não conseguem parar de pensar um no outro. Os anos se passam e Dex e Em levam vidas isoladas - vidas muito diferentes daquelas que eles sonhavam ter. Porém, incapazes de esquecer o sentimento muito especial que os arrebatou naquela primeira noite, surge uma extraordinária relação entre os dois. Ao longo dos vinte anos seguintes, flashes do relacionamento deles são narrados, um por ano, todos no mesmo dia: 15 de julho. Dexter e Emma enfrentam disputas e brigas, esperanças e oportunidades perdidas, risos e lágrimas. E, conforme o verdadeiro significado desse dia crucial é desvendado, eles precisam acertar contas com a essência do amor e da própria vida."


   Tá aí um livro que me surpreendeu, ao início achei um pouco cansativo, e achei que seria super clichê, mas mordi a língua e acabei terminando em menos de 24hrs, ao fim achei a história brilhante, não foi tudo o que eu esperava que fosse, mas conseguiu me emocionar em algumas partes.
   Acabei me apegando rapidamente à Emma Morley, recém-formada, com princípios socialistas, nerd, que quer ser escritora e sempre usa de sinceridade, ás vezes de modo exagerado para expressar o que acha. Acima de tudo sonha em mudar o mundo. Mas as coisas não saem bem como o esperado e ela passa por desde uma companhia de teatro péssima, até uma lanchonete mexicana chamada "Mucho Loco".
   Já com Dexter Mayhew, um "bonitão", como a própria Emma o descreve no primeiro capítulo, eu demorei mais para simpatizar. Dexter ao longo do livro se mostra muito presunçoso e sem sentimentos, pelo menos na maior parte do livro. O que Dexter quer, é ter uma vida bem-sucedida, com direito a muitas mulheres, o que ele consegue facilmente, mesmo não batalhando tanto quanto Emma. Se torna um apresentador de tv, de um programa escrachado, bem popular entre jovens, chamado Curtindo Todas, aonde entrevista artistas pop. 
   Voltando lá atrás, Dex e Em, dormem juntos um dia antes da formatura, desde o início percebemos que da parte dela há um sentimento, que dura algum tempo, mas que ela reprime, e o que antes era uma quedinha vira algo maior ao passar dos capítulos. Enquanto da parte dele, isso não se mostra ao princípio. Após a formatura, ambos se vêem não com muita frequência, mas sempre se comunicam por cartas. Inicia-se uma grande amizade entre eles, mesmo com os caminhos opostos que suas vidas seguem. 

"Foi um dia memorável, pois operou grandes mudanças em mim. Mas isso se dá com qualquer vida. Imagine um dia especial na sua vida e pense como teria sido seu percurso sem ele. Faça uma pausa, você que está lendo, e pense na grande corrente de ferro, de ouro, de espinhos ou flores que jamais teria prendido não fosse o encadeamento do primeiro elo em um dia memorável."

Charles Dickens, Grandes Esperanças
   O livro se passa ao longo de vinte anos da vida dos personagens, desde 1988, marcado sempre pelo dia onde se conheceram, 15 de julho. Acompanhamos suas desilusões, paixões, dramas, seus fracassos, eles amadurecendo e se dando conta do sentimento que tinham um pelo outro.
   Em agosto de 2011, foi lançado o filme Um Dia, com Anne Hathaway e Jim Sturgess, assisti o filme à pouco tempo, e sinceramente não achei que faz jus ao livro, os atores são ótimos, mas o filme é muito corrido, incrível ter sido o mesmo David Nicholls, autor do livro, quem fez o roteiro do filme, que quem não leu o livro, não consegue entender muita coisa, ficou meio sem-pé-nem-cabeça.

2 comentários:

  1. Desde o lançamento esse livro me chamou atenção, mas, com medo de ser clichê acabei deixando ele de lado!
    Provavelmente vou comprá-lo e ver se me identifico com a estória... parece ser interessante e não muito piegas!
    Adorei a resenha :)

    ResponderExcluir
  2. Olá! Este livro já esta entre os meus desejados;)

    Achei a capa muito bonita, as duas versões a original e do filme.

    Otima resenha, e 5 estrelinhas, agora sei que o livro vale a pena...kkk
    A unica coisa que me deixa triste foi um Spoiler que li em uma resenha, Droga odeio spoiler e quando der por mim já tinha lido...Argh!

    Mais enfim, obrigado por comentar e seguir o Livros Lovers *-*

    Bjus

    ResponderExcluir