Resenha: Adormecida

Rose Fitzroy esteve dormindo profundamente por décadas. Imersa num sono induzido, esquecida em um porão por mais de 60 anos, a jovem foi tratada como desaparecida enquanto os anos sombrios pairavam sobre o mundo. Despertada como por encanto e descobrindo-se herdeira de uma corporação multimilionária, Rose vai entendendo pouco a pouco, tudo o que aconteceu em sua ausência.
   Rose Fitzroy é uma adolescente que passou 60 anos em estase (que na história é a experiência de ter a vida pausada), e acordou num mundo onde todos que conhecia já morreram. Além de se adaptar a todas as mudanças no mundo e também à morte de seus pais e seu namorado, ela ainda descobre que a empresa de seus pais cresceu muito mais e que agora é a impresa interplanetária mais importante entre as existentes. A história tem um quê de distopia, mas se foca mais no drama de Rose.
   A história se passa num futuro - que imagino ser de duzentos à trezentos anos à frente, com a tecnologia bem avançada e tudo mais. Como única herdeira da empresa, Rose se torna uma espécie de celebridade nesse mundo pós-apocalípco, apesar de na escola ser vista como uma aberração. Seu guardião passa a ser o atual presidente da empresa, Guillory, um cara inescrupuloso, que desde o início parece ver Rose como uma pedra no sapato.
   Obrigada a voltar à escola - onde nunca foi muito boa - ela tem que passar pela experiência de ser "a novata esquisita" novamente. Na escola ela passa a andar com filhos de empregados importantes na sua empresa, entre eles Bren - o cara que a acordou - e Otto, um híbrido de humano/alienígena feito pela empresa de Rose, que passa a ter uma relação muito bonita com, e alguns outros menos importantes/mais hostis.
   Rose passa a viver com uma família adotiva e também a frequentar uma psicóloga. E tudo está indo de um modo razoavelmente bom, quando uma criatura - um tipo de andróide - aparece na casa dela tentando matá-la. Aí a história fica mais misteriosa e surgem as perguntas comuns: "Quem programou o robô?", "Quem teria interesse em a ver morta?" e "Porquê?"
   A história oscila entre cenas de ação, drama e romance adolescente (nunca pode faltar, não é?). Em alguns momentos a história é foi bem confusa, principalmente pela autora não fazer uma introdução ao mundo aonde se passa a história. Passando por altos e baixos, a história deixa muitas lacunas, que são a deixa para um segundo livro (que espero que saia logo!).
   Posso dizer que a história teve um final satisfatório, apesar de achar que ela poderia ousar mais no final. Confesso que em alguns momentos achei que o livro não seria bom, mas quando fui chegando ao fim, tudo que desejei foi que ele tivesse umas duzentas páginas à mais.

Um comentário:

  1. Oi!

    Parabéns pela resenha, este é um livro que está entre os meus desejados, mas que até o momento não pude comprá-lo. Além de uma capa bem bonita (vamos contar, né?), o livro possui uma estória bastante interessante!

    Até mais ;*
    http://musicaselivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir