Almanaque da Música Pop no Cinema


   Sempre fui fã de cinema e consequentemente das trilhas sonoras também. Muitos dos filmes que assisti ficaram na minha memória não só pela história, mas também pela trilha sonora. Afinal, o que é um filme sem trilha sonora? O Almanaque da Música Pop no Cinema, publicado no Brasil esse ano pelo selo Lua de Papel da editora Leya, é um apanhado de curiosidades musicais das trilhas sonoras mais marcantes do cinema.
   O livro é muito detalhado, com informações de mais de 70 grandes trilhas sonoras do cinema, além de ter muitas fotos e conter a tracklist dos filmes citados. Dois artistas tiveram um merecido destaque no livro: Elvis e Beatles, que estão logo no início do livro com informações dos filmes que participaram. Vemos a história musical do cinema, desde o primeiro filme com trilha sonora, O Cantor de Jazz (1927), passamos por grandes trilhas sonoras como a das séries de filmes Rocky e 007, musicais como Moulin Rouge e Mamma Mia! e também clássicos filmes dos anos 80 até chegar a Shrek, Escola do Rock, Johnny e June, The Runaways e Homem de Ferro.
   Entre os meus filmes preferidos estão: The Wonders (a história de uma banda dos anos 60 que nunca existiu), que tem a ótima música-chiclete That Thing You Do, De Volta Para o Futuro com Marty Mcfly tocando e cantando Johnny B. Good e Curtindo a Vida Adoidado, com Ferris Bueller fazendo toda a performance de Twist and Shout num festival, todos no livro.
   Minhas considerações: o livro é rico em informações que estão muito bem organizadas, a capa é muito bonita e as fotos (que são muitas!) são um ponto alto do livro. O livro é indispensável para os fãs de cinema.

   O livro foi escrito pelo jornalista Rodrigo Rodrigues, que apresenta o Bate-Bola na ESPN e que também tem uma banda, The Soundtrackers. Abaixo está o vídeo feito pelo Omelete no lançamento do Almanaque.


Um comentário:

  1. Oi! :)
    Que bacana! Tem muitos filmes inesquecíveis e trilhas sonoras marcantes. Dentre as citadas, eu curto 007 e a performance de Curtindo a Vida Adoidado. Deu até vontade de rever o filme. Lembro do Ferris agitando todos na rua. :D

    Bjs ;)

    ResponderExcluir