Resenha: Cidade dos Ossos

 
Quando Clary decide ir a Nova York se divertir numa discoteca, nunca poderia imaginar que testemunharia um assassinato – muito menos um assassinato cometido por três adolescentes cobertos por tatuagens enigmáticas e brandindo armas bizarras. Clary sabe que deve chamar a polícia, mas é difícil explicar um assassinato quando o corpo desaparece e os assassinos são invisíveis para todos, menos para ela. Tão surpresa quanto assustada, Clary aceita ouvir o que os jovens têm a dizer... Uma tribo de guerreiros secreta dedicada a libertar a terra de demônios, os Caçadores das Sombras têm uma missão em nosso mundo, e Clary pode já estar mais envolvida na história do que gostaria.

   Clarissa Gray, é uma garota comum, ou pelo menos parece uma. Numa noite, quando ela vai à uma boate chamada Pandemônio, com Simon - seu melhor amigo -, ela presencia uma bela garota atrair um rapaz para uma emboscada aonde ela e mais dois adolescentes o matam. Só Clary os vê, após chegarem à conclusão que ela tem algo de especial - ela pode vê-los, enquanto a maioria dos humanos comuns não pode -, eles se apresentam - Alec, Isabelle e Jace - eles são Caçadores de Sombras, desde jovens são treinados para caçar demônios.

   Quando sua mãe é sequestrada e ela, atacada por um demônio em sua casa, Jace a leva para o Instituto - um lugar aonde ele, seus amigos e seu tutor, Hodge Starkweather - lá, contando com a ajuda deles, Clary tenta encontrar motivos para um demônio sequestrar sua mãe, e quando Luke - a única figura paterna que ela tem - a abandona ela só tem os recente amigos para ajudá-la. Lá ela descobre sobre o misterioso passado da mãe, e descobre que ela tem sangue de Caçadora de Sombras, pois sua mãe fora uma. Lá ela é oficialmente apresentada à um mundo aonde fadas, vampiros, lobisomens, feiticeiros, nephilins são reais. 

   Claro que o tema de uma garota normal ou que é algum outro tipo de criatura e não sabe, sendo apresentada à um mundo sobrenatural , geralmente por um cara, passando por alguns dramas no meio da história, e que se torna uma espécie de heroína está batido (muito batido!) e sinceramente, eu achei que já estava cansada desse tipo de história.
   Mas de de todos os livros do gênero (romance-adolescente-sobrenatural) que eu já li, esse definitivamente, foi o que achei melhor. Muitos dos livros que leio, os personagens são rasos e a primeira impressão realmente é a que fica até o fim da história, os personagem não são evoluem. Com Cassandra Clare é diferente, a escrita é envolvente e quando você percebe, o livro já acabou.
   No início do livro eu tinha uma idéia dos personagens, a que ela passa à princípio, mas ao longo do livro ela mostra que todos eles são muito mais do que uma primeira impressão - Jace por exemplo, tem um passado que o moldou para ele se tornar o que é hoje, e por mais que seja sarcástico que ele seja, não é isso que o define na história, e Clary, uma garota realmente forte e obstinada a encontrar e salvar sua mãe e descobrir sua origem - entre outros.
   Mal tenho palavras para expressar o quanto gostei da história, uma das coisas irritantes desse tipo de livro, para mim, é que eu sempre penso: "Mas que idiota, porque ela fez aquilo?", o que não aconteceu nenhuma vez com Cidade dos Ossos, eu consegui, em vários momentos me colocar no lugar da protagonista, Clarissa. E meu único arrependimento no fim do livro, foi não ter comprado as continuações junto com ele.

7 comentários:

  1. Oi flor, tudo bem?

    To com esse livro aqui pra lê, e não vejo a hora, acho que vou por ele na frente de todos, sua resenha me deu mas vontade de lê ainda!

    Parabéns pelo lindo blog! seguindo

    Beijão
    http://lovesbooksandcupcakes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá :D
    Amei seu blog, muito lindo. E amei a resenha *-*
    Já tinha ouvido falar dessa história, mas nunca me chamou realmente a atenção. Mas depois de ler sua resenha me interessei um pouco pelo tema ^^
    Beijinhos ^^
    Isabelle - http://attraverso-le-pagine.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. AMO Instrumentos Mortais! Jace <3 <3 <3
    Eu também adorei como a Cassandra Clare desenvolveu a história e o jeito da Clarissa! Agora estou lendo City of Fallen Angels! O quarto da série.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu pensei que a série só tivesse três livros, agora que vc falou e eu fui buscar que vi que tem o quarto, melhor ainda assim, né? rs

      Excluir
  4. Estou louca para ler esse livro, adorei a resenha!
    O blog esta de Parabéns!
    Se precisar pode contar comigo!

    Beijos!
    http://mvdlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Puxa...toda vez que leio uma resenha desse livro eu fico com mais vontade de ler.Ótimo post.
    Abraço!

    Bruno
    http://oexploradorcultural.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Também gostei bastante do livro. Achei o início da história beeem arrastada e quase desisti dele. Mas as coisas vão ficando bem melhores depois e vão evoluindo. Não achei ele 100 por cento, mas também não achei ruim. Já li e resenhei também Cidade da Cinzas e estou com o Cidade de Vidro lá há séculos pra ler. Rs...
    Adorei a resenha.
    Bjão

    www.perdidasnabiblioteca.com

    ResponderExcluir