Resenha: Sangue Quente

 

"A VIDA É COMPLICADA QUANDO SE ESTÁ MORTO! GRANDE APOSTA MUNDIAL! R é um jovem vivendo uma crise existencial, ele é um zumbi. Após vivenciar as memórias de um adolescente enquanto devorava seu cérebro, R faz uma escolha inesperada, que começa com uma relação tensa, desajeitada e estranhamente doce com a namorada de sua vítima. Julie é uma explosão de cores na paisagem triste e cinzenta que envolve a vida de R e sua decisão de protegê-la irá transformar não só ele, mas também seus companheiros mortos-vivos, e talvez o mundo inteiro. Assustador, engraçado e surpreendentemente comovente, Sangue Quente fala sobre estar vivo, estando morto, e a tênue linha que os separa."

   Sinceramente o livro me pareceu bem estranha antes de começar a lê-lo, ele estava desde o ano passado largado na minha estante, aí me empolguei após assistir as duas temporadas de The Walking Dead, e peguei ele para ler. Não tem nada a ver com TWD, como já imaginava, por se tratar de um romance zumbi/humana. O que me fez comprá-lo foi a capa, que achei linda, e achei que não seria um livro meloso e romântico, acertei nisso.
   Comecei o livro não esperando nada dele, porque, afinal, zumbis são criaturas nojentas, que comem pessoas, e andam apodrecidos por aí, enfim, achei péssima a idéia de romantizarem o tipo menos romantizável (?) de criatura. Mesmo depois de fazerem romances com vampiros, lobisomens, fantasmas, súcubos e criaturas mitológicas, nunca imaginei que chegariam nos zumbis!
   No início do livro conhecemos R, um zumbi diferente que pensa quase que normalmente, apesar de não conseguir se expressar bem, ele consegue dizer algumas palavras. Quando ele se transformou em zumbi, ele esqueceu de toda a sua vida, quem era, do que gostava, aonde vivia e tudo mais, recomeçou do zero, e por mais que tentasse, não conseguia recuperar suas raízes. Apesar disso fazer com que pareça que ele provavelmente também aderiu ao vegetarianismo já conhecido em outras séries sobrenaturais, mas não, no ínicio do livro, R é um verdadeiro zumbi que se alimenta de humanos, e come cérebros, como é de se esperar de qualquer zumbi.
   Em uma de suas caçadas, com seus companheiros zumbis, ele mata um rapaz chamado Perry, e comendo seu cérebro, vive algumas memórias dele (o que sempre acontece, caso você não saiba), e assim revive momentos dele com sua namorada, que por sinal, ele impede de ser atacada por outros zumbis, e a leva para o aeroporto onde os zumbis da redondeza moram, disfaçada. Lá eles se conhecem melhor e a relação deles se aprofunda.
   Julie fica realmente intrigada com o zumbi que salvou a sua vida, e que passa tempo ouvindo Sinatra. Quando ela resolve voltar para casa (num estádio onde estão reunidos os refugiados dessa cidade) ele resolve ajudá-la e protegê-la. Aí a história começa a ficar boa, com bastante ação e coisas do tipo. Acontece que o pai de Julie, Gen. Grigio, protege o estádio e realmente não está afim de ter um zumbi apaixonado dentro do refúgio deles, e por mais que R consiga o enganar no início, ele logo descobre que ele é um zumbi.
   Vemos desde brigas familiares (Julie x Gen. Grigio), até a batalha de todos contra os "Ossudos", as criaturas mais sinistras do livro, de puro esqueleto que controlam os zumbis. Vemos o início da revolução dos zumbis, que tendo sua coinsciência de volta, começam a buscar pela "salvação", assim como R. O autor conseguiu me passar a idéia que quando uma civilização está estragada, você pode voltar atrás e tentar consertá-la, que sempre tem uma esperança.
   Achei a história boa e dinâmica, depois da centésima página, realmente conseguiu me prender, não esperava que fosse gostar do livro, mas ele me supreendeu.

3 comentários:

  1. Eu achei esse livro sem dúvida o mais ousado de todos desde a primeira em que eu li a sinopse dele, sem dúvida um romance entre zumbi e humana é algo que eu nunca vi antes, vai até ter filme, só falta virar moda igual Crepúsculo.

    http://viciadoemlivrosefilmes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Tua resenha ficou ótima, eu estou receosa como tu no inicio, não sei se vou gostar de um romance entre um zumbi e uma humana, e essa história de comer cérebros, mas enfim, talvez eu também me surpreenda!

    Um beijão
    Lara - Magia Literária

    ResponderExcluir
  3. Awn amei a resenha!
    Adorei este lugar, está tudo incrível, parabéns!
    Estou seguindo aqui viu?! Segue o meu tbm ;)
    http://foolishhappy.blogspot.com.br/
    xoxo

    ResponderExcluir